SINPRF/ES reúne-se com Diretor Executivo do DPRF

Matéria publicada em: 02/07/2020

Nesta quarta-feira (01), na Sede do DPRF, em Brasília, a Diretoria do SinPRF/ES, representado pelo Presidente Itler Oliveira e o Delegado Sindical Gustavo Telles , estiveram reunidos com o Diretor Executivo da PRF, José Lopes Hott Júnior, para tratar demandas relevantes e de interesse da categoria.

Na reunião, o primeiro tema foi o reestabelecimento da IN 99 , EFI e licença capacitação suspensos pela Portaria 97. Hott informou que na data de hoje foi publicada a Portaria 184, revogando os efeitos da Portaria 97.

Posteriormente os representantes da categoria externaram a preocupação com os reflexos das atividades laborais na saúde física e emocional dos servidores, oportunidade a qual o Diretor Executivo registrou que durante a epidemia e com o instituto da tele -consulta, em alguns casos já foi colocada em prática o atendimento virtual aos colegas infectados (COVID-19), com resultados considerados satisfatórios. Diante da colocação, o Presidente Itler salientou que tal ferramenta pode e deve ser empregada para o atendimento a todas as unidades federativas, vindo a atender uma antiga demanda do sistema sindical, em especial, no tocante à saúde emocional do servidor.

Outro importante tema pontuado, foi o grande impacto dos planos de saúde dentro do orçamento familiar dos servidores, em virtude do alto custo atual desse serviço ofertado hoje no mercado. Hott frisou que foram iniciadas conversas na busca de soluções sobre o tema, inclusive, que estão procurando somar forças com outras entidades. Registrou ainda, que acredita que uma possível solução seja o modelo de auto-gestão.

Os representantes colocaram a preocupação em relação a redução da remuneração dos PRFs , em virtude da majoração das alíquotas instituída pela EC 103/19. Registraram que o sistema sindical está iniciando os trabalhos na busca da valorização dos servidores através de um projeto de reestruturação da carreira, e entendem ser fundamental a participação da Direção Geral. Hott informou que o tema vem sendo tratado internamente.

Também foi abordado sobre a recomposição do efetivo, dado o déficit já existente em relação ao quadro de vagas disponíveis do DPRF, bem como, as aposentadorias publicadas recentemente e as que estão por vir. O Diretor Executivo da PRF disse que a recomposição é uma meta do atual governo, visando a ocupação de todos os cargos disponíveis no DPRF, que são da ordem de 13.098.

Para a direção sindical a reunião mostrou-se bastante produtiva e se manterá vigilante na condução das medidas mencionadas, que em última análise, devem ser tomadas em favor de melhores condições de trabalho aos PRF’s e traduzir-se em uma entrega mais efetiva de serviços à sociedade brasileira.


Fonte: SinPRF-ES


Todas as Notícias